Capacitação

Análise de Crédito PJ

Cenários competitivos exigem profissionais preparados

Por isso este treinamento foi desenvolvido especificamente para colaboradores da Central Sicredi Sul Sudeste, considerando:

  • Contexto específico.
  • Foco no relacionamento.
  • Atendimento às necessidades dos Associados.
  • Ênfase na responsabilidade social.
  • Cultura cooperativa.
  • Abordagens de crédito personalizadas.
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Desafios na análise de crédito PJ

Este treinamento é direcionado aos profissionais que precisam analisar crédito e fazer negócios com Associados que possuam, em situações onde existe:

  • Informalidade na gestão.
  • Dificuldade de comprovação de resultados financeiros.
  • Ausência de histórico de crédito.
  • Fluxo de caixa instável.
  • Dificuldades em apresentar garantias adequadas.
  • Sensibilidade a mudanças econômicas e de mercado.

Conteúdo

Este contéudo aborda a análise de crédito PJ como um processo, com etapas e necessidades de informações bem definidas.

Isso permite uma análise abrangente, que considera não apenas os dados financeiros, mas as circunstâncias e particularidades dos Associados, que podem (e vão) influenciar as decisões de crédito.

A seguir listamos os temas que serão trabalhados nesta capacitação.

Quais são os cenários econômicos que podem afetar o mercado de crédito? Quais as perspectivas para a taxa de inadimplência e as condições de financiamento? Quais são as tendências de comportamento dos consumidores e empresas em relação ao acesso ao crédito?

Qual é o equilíbrio adequado entre liquidez, rentabilidade e segurança nas decisões de crédito? Quais estratégias e ferramentas podem ser utilizadas para concessões de crédito responsáveis e sustentáveis ao longo do tempo?

Como os “Cs de Crédito” são aplicados para avaliar e determinar capacidade de pagamento? Quais são os principais critérios considerados? Como equilibrar esses critérios nas decisões de crédito?

Como os diferentes modelos de negócio e de gestão impactam a solidez financeira das empresas? Como os modelos de negócio das PME´s se adaptam para enfrentar cenários econômicos variáveis e manter uma base sólida em meio a desafios de caixa e liquidez?

Quais indicadores são relevantes na análise econômica e financeira? Como avaliar a capacidade de operar de maneira sustentável? Quais são as margens que indicam capacidade de pagamento? Como avaliar rentabilidade e capacidade de crescimento?

Quais são os elementos-chave a serem considerados ao elaborar propostas de crédito? Como estruturar propostas que facilite a tomada de decisão?

Instrutor

  • Pedro Paulo Cunha
  • Empresário do segmento de serviços e tecnologia para crédito e cobrança.
  • +24 anos de experiência em crédito e cobrança.
  • Profissional do Ano Call Center Cobrança (2011 – Revista Cliente S.A.).
  • Graduado em Engenharia Civil (UFU) e pós graduação em Finanças Empresariais (UFU).
  • Especialização em Gestão de Produtos e Serviços (FGV/SP).
  • Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER).
  • Aluno MBA Gestão do Agronegócio (ESALQ/USP).
Pedro Paulo Cunha
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