Sobre o curso
Este curso é destinado a profissionais que enfrentam os desafios de implementar processos eficazes de recuperação de crédito, alinhar práticas às regulamentações vigentes e otimizar o desempenho das operações.
Objetivos
Capacitar Gestores de Cobrança a desenvolver competências estratégicas e técnicas para planejar, implementar e otimizar operações de cobrança em suas Cooperativas.
Público
Profissionais que atuam ou desejam atuar na liderança e gestão de operações de cobrança em cooperativas de crédito.
Metodologia
As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.
Detalhes
Carga horária: 8 horas.
Modalidade: on-line, com aulas ao vivo.
Conteúdo Detalhado do Curso
Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 7 módulos que percorrem desde o entendimento dos cenários e regulamentações até o desenvolvimento de equipes.
Módulo 1
Cenários e Desafios
- Cenários e desafios da recuperação de crédito.
- Impactos da CMN 4.966/21, Resolução 352/23 e Resolução 5.146/24.
Módulo 2
Indicadores de Carteira
- Indicadores-chave de carteira de cobrança e como calculá-los.
- Como identificar oportunidades e propor ações corretivas.
Módulo 3
Indicadores de Operação
- Quais são os indicadores de desempenho dos recuperadores.
- Como usar estes KPIs para desenvolver uma cultura de melhoria contínua da equipe.
Módulo 4
Estratégias de Cobrança
- Como desenvolver estratégias eficazes de cobrança.
- Como segmentar e priorizar ações conforme critérios objetivos.
Módulo 5
Funil e Abordagem Estruturada
- Como estruturar um funil de cobrança eficiente e orientado a resultados.
Módulo 6
Desenvolvendo Equipe de Recuperadores
- Como motivar, engajar e reter talentos.
- Como desenvolver as competências essenciais aos recuperadores.
Módulo 7
Ferramentas de Apoio à Cobrança
- Ferramentas e tecnologias que geram eficiência e qualidade das operações de cobrança (localização, discadores, monitoria, dimensionamento, cobrança preventiva e canais digitais).
Conheça seu instrutor
Pedro Paulo Cunha
+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.
Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).
Quer saber mais sobre este curso?
Quer saber mais sobre o curso “Gestão de Cobrança e Desenvolvimento de Recuperadores“?
Preencha o formulário abaixo com suas informações e nossa equipe entrará em contato para esclarecer dúvidas.