Gestão de Cobrança e Desenvolvimento de Recuperadores

Curso para líderes responsáveis por estruturar, desenvolver e gerenciar equipes de recuperadores em cooperativas de crédito.

Sobre o curso

Este curso é destinado a profissionais que enfrentam os desafios de implementar processos eficazes de recuperação de crédito, alinhar práticas às regulamentações vigentes e otimizar o desempenho das operações.

Objetivos

Capacitar Gestores de Cobrança a desenvolver competências estratégicas e técnicas para planejar, implementar e otimizar operações de cobrança em suas Cooperativas.

Público

Profissionais que atuam ou desejam atuar na liderança e gestão de operações de cobrança em cooperativas de crédito.

Metodologia

As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.

Detalhes

Carga horária: 8 horas.

Modalidade: on-line, com aulas ao vivo.

Conteúdo Detalhado do Curso

Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 7 módulos que percorrem desde o entendimento dos cenários e regulamentações até o desenvolvimento de equipes.

Cenários e Desafios

  • Cenários e desafios da recuperação de crédito.
  • Impactos da CMN 4.966/21, Resolução 352/23 e Resolução 5.146/24.

Indicadores de Carteira

  • Indicadores-chave de carteira de cobrança e como calculá-los.
  • Como identificar oportunidades e propor ações corretivas.

Indicadores de Operação

  • Quais são os indicadores de desempenho dos recuperadores.
  • Como usar estes KPIs para desenvolver uma cultura de melhoria contínua da equipe.

Estratégias de Cobrança

  • Como desenvolver estratégias eficazes de cobrança.
  • Como segmentar e priorizar ações conforme critérios objetivos.

Funil e Abordagem Estruturada

  • Como estruturar um funil de cobrança eficiente e orientado a resultados.

Desenvolvendo Equipe de Recuperadores

  • Como motivar, engajar e reter talentos.
  • Como desenvolver as competências essenciais aos recuperadores.

Ferramentas de Apoio à Cobrança

  • Ferramentas e tecnologias que geram eficiência e qualidade das operações de cobrança (localização, discadores, monitoria, dimensionamento, cobrança preventiva e canais digitais).

Conheça seu instrutor

Pedro Paulo Cunha

+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.

Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).

Quer saber mais sobre este curso?

Quer saber mais sobre o curso “Gestão de Cobrança e Desenvolvimento de Recuperadores“?

Preencha o formulário abaixo com suas informações e nossa equipe entrará em contato para esclarecer dúvidas.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome
error: Content is protected !!