O sucesso de um analista de cobrança não é definido por sua educação formal ou suas experiências anteriores.
Sabemos que os desafios da cobrança exigem muita inteligência emocional para lidar com demandas e negociações cada vez mais complexas.
Por isso selecionei 5 habilidades que, em minha opinião, diferenciam os profissionais de sucesso nesta área.
Vamos a eles!
Quais são as habilidades do analista de cobrança?
1. Flexibilidade
Flexibilidade é capacidade de lidar com mudanças ou situações inesperadas.
Mesmo profissionais experientes podem encontrar dificuldades pelo caminho e “endurecer” diante de dificuldades.
Por isso, analistas de cobrança de sucesso reconhecem suas limitações e atuam de forma proativa para contornar situações complicadas.
2. Habilidade de negociação
Os bons negociadores sabem a diferença entre posições e interesses em uma negociação. Por isso eles sabem valorizar a escuta ativa e a adaptação sob tensão.
Mesmo que o analista de cobrança goste de negociar, ele também reconhece que esta habilidade pode ser aperfeiçoada com a prática.
Assim, este profissional deve estar atento a seus resultados e buscar formas de melhorar como negociador.
3. Capacidade de ouvir
É natural que as pessoas queiram se expressar, e serem compreendidas. Principalmente em cobrança, onde situações diversas podem influenciar o resultado.
De fato, o bom profissional sabe que sua assertividade será proporcional ao entendimento dos argumentos da outra parte.
Por isso mesmo ele dá tanta importância a esta habilidade.
4. Resistência ao conflito
O conflito em negociações aparece quando as partes possuem objetivos semelhantes (por exemplo, quitar o débito), mas divergem sobre poderão alcançá-los.
Geralmente, as pessoas podem responder a uma situação de conflito de 5 maneiras: por meio da competição, compromisso, evasão, colaboração ou acomodação.
Aqueles que se destacam como analistas de cobrança sabem se adaptar e argumentar conforme a reação de seu interlocutor.
5. Argumentação assertiva
Argumentação assertiva significa comunicar-se com clareza. Assim, obtém os retorno esperado, com objetividade e respeito.
O bom analista de cobrança sabe se comunicar de forma firme e objetiva. Por isso, ele se comunica sem gerar ressentimentos ou constrangimentos a outra parte.