Abordagem e Negociação em Cobrança

Curso para profissionais de cooperativas de crédito, gestores de relacionamento e analistas que desejam aumentar assertividade em suas negociações de recuperação de crédito.

Sobre o curso

A capacitação aborda desde os fundamentos da cobrança até estratégias avançadas de negociação, preparando os profissionais para lidar com diferentes perfis de inadimplentes e aumentar a taxa de sucesso nas recuperações.

Objetivos

Capacitar profissionais para realizar cobranças de forma estratégica, eficiente e humanizada, maximizando a recuperação de crédito sem comprometer o relacionamento com seus Cooperados.

Público

O curso é voltado para profissionais que atuam na área de cobrança, incluindo analistas de crédito, atendentes, supervisores e gestores financeiros.

Metodologia

As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.

Detalhes

Carga horária: 8 horas.

Modalidade: presencical ou on-line, com aulas ao vivo.

Conteúdo Detalhado do Curso

Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 7 módulos que percorrem desde o entendimento dos cenários e regulamentações até o desenvolvimento de equipes.

Cenários e Desafios

  • Cenários e desafios da recuperação de crédito.
  • Impactos da CMN 4.966/21, Resolução 352/23 e Resolução 5.146/24.

Indicadores de Carteira

  • Indicadores-chave de carteira de cobrança e como calculá-los.
  • Como identificar oportunidades e propor ações corretivas.

Indicadores de Operação

  • Quais são os indicadores de desempenho dos recuperadores.
  • Como usar estes KPIs para desenvolver uma cultura de melhoria contínua da equipe.

Estratégias de Cobrança

  • Como desenvolver estratégias eficazes de cobrança.
  • Como segmentar e priorizar ações conforme critérios objetivos.

Funil e Abordagem Estruturada

  • Como estruturar um funil de cobrança eficiente e orientado a resultados.

Desenvolvendo Equipe de Recuperadores

  • Como motivar, engajar e reter talentos.
  • Como desenvolver as competências essenciais aos recuperadores.

Ferramentas de Apoio à Cobrança

  • Ferramentas e tecnologias que geram eficiência e qualidade das operações de cobrança (localização, discadores, monitoria, dimensionamento, cobrança preventiva e canais digitais).

Conheça seu instrutor

Pedro Paulo Cunha

+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.

Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).

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