Sobre o curso
A capacitação aborda desde os fundamentos da cobrança até estratégias avançadas de negociação, preparando os profissionais para lidar com diferentes perfis de inadimplentes e aumentar a taxa de sucesso nas recuperações.
Objetivos
Capacitar profissionais para realizar cobranças de forma estratégica, eficiente e humanizada, maximizando a recuperação de crédito sem comprometer o relacionamento com seus Cooperados.
Público
O curso é voltado para profissionais que atuam na área de cobrança, incluindo analistas de crédito, atendentes, supervisores e gestores financeiros.
Metodologia
As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.
Detalhes
Carga horária: 8 horas.
Modalidade: presencical ou on-line, com aulas ao vivo.
Conteúdo Detalhado do Curso
Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 7 módulos que percorrem desde o entendimento dos cenários e regulamentações até o desenvolvimento de equipes.
Módulo 1
Cenários e Desafios
- Cenários e desafios da recuperação de crédito.
- Impactos da CMN 4.966/21, Resolução 352/23 e Resolução 5.146/24.
Módulo 2
Indicadores de Carteira
- Indicadores-chave de carteira de cobrança e como calculá-los.
- Como identificar oportunidades e propor ações corretivas.
Módulo 3
Indicadores de Operação
- Quais são os indicadores de desempenho dos recuperadores.
- Como usar estes KPIs para desenvolver uma cultura de melhoria contínua da equipe.
Módulo 4
Estratégias de Cobrança
- Como desenvolver estratégias eficazes de cobrança.
- Como segmentar e priorizar ações conforme critérios objetivos.
Módulo 5
Funil e Abordagem Estruturada
- Como estruturar um funil de cobrança eficiente e orientado a resultados.
Módulo 6
Desenvolvendo Equipe de Recuperadores
- Como motivar, engajar e reter talentos.
- Como desenvolver as competências essenciais aos recuperadores.
Módulo 7
Ferramentas de Apoio à Cobrança
- Ferramentas e tecnologias que geram eficiência e qualidade das operações de cobrança (localização, discadores, monitoria, dimensionamento, cobrança preventiva e canais digitais).
Conheça seu instrutor
Pedro Paulo Cunha
+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.
Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).
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