Sobre o curso
Este curso é destinado a profissionais que atuam no processo de análise e concessão de crédito a Cooperados PJ, considerando:
- Desafios de informalidade na gestão
- Dificuldade de comprovação de resultados
- Ausência de histórico de crédito
- Fluxo de caixa instável
Objetivos
Capacitar os participantes em um processo de análise abrangente, que considera não apenas os dados financeiros, mas as circunstâncias e particularidades dos Associados.
Público
Analistas de crédito e Gerentes de Relacionamento de Cooperativas de Crédito.
Metodologia
As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.
Detalhes
- Carga horária: 8 horas
- Modalidade: on-line, com aulas ao vivo.
Conteúdo Detalhado do Curso
Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 5 módulos, descritos abaixo:
Módulo 1
Cenários e Desafios
- Gestão de risco e o ciclo de crédito.
- Ambiente, desafios e cenários para crédito PJ.
- Princípios da análise de crédito PJ.
- Relacionamento consultivo na concessão de crédito.
Módulo 2
Fundamentos da Análise de Crédito
- Cultura de crédito sustentável.
- Análise objetiva e subjetiva de crédito.
- Ferramentas para concessões responsáveis e sustentáveis.
Módulo 3
Análise Subjetiva e os C’s de Crédito
- Os “Cs de Crédito” e análise da capacidade de pagamento.
- Principais critérios considerados na avaliação de crédito.
- Coleta e diagnóstico de informações.
Módulo 4
Análise Econômico Financeira
- Principais peças contábeis e gerenciais.
- Indicadores financeiros típicos por segmento.
- Informalidade e dificuldades de comprovação de receitas.
- Inconsistências, alertas e validação das informações.
Módulo 5
Estruturação de Propostas
- Estrutura e redação de um parecer de crédito.
- Comunicação assertiva de conclusões e recomendações.
- Uso de dados econômicos e financeiros no parecer.
Conheça seu instrutor
Pedro Paulo Cunha
+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.
Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).
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