Análise de Crédito PJ para Cooperativas de Crédito

Curso para Gerentes de Relacionamento e Analistas de Crédito PJ, considerando os desafios específicos das Cooperativas de Crédito.

Sobre o curso

Este curso é destinado a profissionais que atuam no processo de análise e concessão de crédito a Cooperados PJ, considerando:
  • Desafios de informalidade na gestão
  • Dificuldade de comprovação de resultados
  • Ausência de histórico de crédito
  • Fluxo de caixa instável

Objetivos

Capacitar os participantes em um processo de análise abrangente, que considera não apenas os dados financeiros, mas as circunstâncias e particularidades dos Associados.

Público

Analistas de crédito e Gerentes de Relacionamento de Cooperativas de Crédito.

Metodologia

As aulas combinam exposições teóricas fundamentadas em estudos de caso reais, dinâmicas de grupo e atividades práticas para aplicação imediata dos conceitos.

Detalhes

  • Carga horária: 8 horas
  • Modalidade: on-line, com aulas ao vivo.

Conteúdo Detalhado do Curso

Com uma abordagem prática e estratégica, o conteúdo é organizado em 5 módulos, descritos abaixo:

Cenários e Desafios

  • Gestão de risco e o ciclo de crédito.
  • Ambiente, desafios e cenários para crédito PJ.
  • Princípios da análise de crédito PJ.
  • Relacionamento consultivo na concessão de crédito.

Fundamentos da Análise de Crédito

  • Cultura de crédito sustentável.
  • Análise objetiva e subjetiva de crédito.
  • Ferramentas para concessões responsáveis e sustentáveis.

Análise Subjetiva e os C’s de Crédito

  • Os “Cs de Crédito” e análise da capacidade de pagamento.
  • Principais critérios considerados na avaliação de crédito.
  • Coleta e diagnóstico de informações.

Análise Econômico Financeira

  • Principais peças contábeis e gerenciais.
  • Indicadores financeiros típicos por segmento.
  • Informalidade e dificuldades de comprovação de receitas.
  • Inconsistências, alertas e validação das informações.

Estruturação de Propostas

  • Estrutura e redação de um parecer de crédito.
  • Comunicação assertiva de conclusões e recomendações.
  • Uso de dados econômicos e financeiros no parecer.

Conheça seu instrutor

Pedro Paulo Cunha

+20 anos de atuação em crédito e cobrança. Eleito pela revista Cliente S.A. como profissional do ano no segmento Call Center – Cobrança 2011.

Graduado em Engenharia Civil (UEMG), com pós-graduação nas áreas de Finanças Empresariais (UFU) e Gestão de Tecnologia (FGV). Certificado em Gestão Financeira e Desempenho Empresarial (INSPER) e aluno MBA em Economia e Banking (ESALQ/USP).

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