Estilos de negociadores em cobrança

Quando se trata de negociações de cobrança, conhecer os diversos estilos de negociadores podem ter um grande impacto no resultado.

Um negociador eficaz deve adaptar seu estilo à situação e ao devedor, sempre considerando a personalidade e o histórico de relacionamento entre eles.

Modelo de classificação dos negociadores em situações de cobrança

No livro “Negociação: tecnologia e comportamento” de 1988, o autor Luiz Augusto Costacurta Junqueira propõe um modelo simples e muito interessante para a avaliação do perfil e do comportamento de negociadores.

Segundo Junqueia, os negociadores podem adotar posturas

1º – Formalidade com que trata a outra parte. Neste ponto, um negociador pode ser:

  • Informal: impulsivo, espontâneo, sonhador, caloroso, acessível e emocional;
  • Formal: metódico, controlado, realista, frio, distante e racional.

2º – Objetividade e iniciativa na negociação. Neste ponto, um negociador pode ser:

  • Condescendente: paciente, reservado, reativo e ponderado;
  • Dominante: rápido, competitivo, categórico e ativo.
Diferentes estilos de negociadores em cobrança

Os 4 estilos de negociadores em cobrança

Combinando o 4 perfis acima mencionados, o autor determinou a existência de 4 estilos:

  • Informal + Dominante = Catalisador;
  • Informal + Condescendente = Apoiador;
  • Formal + Dominante = Controlador;
  • Formal + Condescendente = Analítico.
Diferentes estilos de negociadores em cobrança

Abaixo detalhamos cada um destes perfis.

Estilo Apoiador

Este estilo combina os perfis informal + condescendente, sendo muito orientado para relacionamentos. Por isso, sua principal característica é a necessidade constante de agradar aos outros.

Como resultado, este perfil costuma prometer sabendo que não irá cumprir só para não desagradar a outra parte.

  • Forças: Amável, compreensivo, “joga para o time”, bom ouvinte e prestativo;
  • Para convencer: Faz amizade, trabalha para o grupo, busca harmonia;
  • Valoriza: Atenção que recebe, ser aceito pelos outros;
  • Fraqueza: Evita conflito, finge, perde tempo, é “levado na conversa”, ineficiente;
  • Sob tensão: Não se manifesta, finge concordar, sabota;
  • Precisa aprender: Fixar metas e autodeterminação.

Estilo Catalisador

Este estilo combina os perfis informal + dominante, sendo bastante orientado para as ideias. Este negociador é criativo, entusiasta e inovador.

Gosta de reconhecimento e costuma ser muito sincero. Porém, sua informalidade pode passar a percepção de ser inconstante e superficial.

  • Forças: criativo, empreendedor, estimulante, persuasivo, divide informações relevantes;
  • Para convencer: usam habilidades sociais, ideias novas, persuade;
  • Valoriza: receber cumprimentos, elogios e reconhecimento;
  • Fraquezas: superficial, exclusivista, impulsivo, inconstante, difícil de confiar;
  • Sob tensão: fala alto e rápido, agita e explode;
  • Precisa aprender: autodisciplina e moderação.

Estilo Controlador

Este estilo é a combinação dos comportamentos formal + dominante, sendo orientado para resultados.

Ao negociar, este estilo não faz rodeios e vai direto ao assunto. Geralmente, passa a impressão que ele não se importa com a outra parte. Assim, apresenta dificuldades em aceitar e conviver com diferenças individuais.

Portanto, ao negociar com uma pessoa controladora, busque focar nos benefícios e nos ganhos que sua proposta oferece.

  • Forças: Decidido, eficaz, rápido, objetivo, assume riscos;
  • Para convencer: Confia na eficiência, em trabalho feito a tempo e à hora;
  • Valoriza: Resultados e cumprimento de metas;
  • Fraquezas: Exigente, crítico, impaciente, insensível e mandão;
  • Sob tensão: Ameaça, impõe e toma-se tirânico;
  • Precisa aprender: Humildade e escutar os outros.

Estilo Analítico

Este estilo de negociador combina os perfis formal + condescendente, e por isso é mais orientado para procedimentos e regras.

O analítico faz perguntas para obter o máximo de informações sobre o tema em questão. Se preocupa muito em saber todos os detalhes antes de tomar qualquer decisão. Geralmente, não gosta de dividir com os outros as informações que possui.

  • Forças: Organizado, paciente, cuidadoso, controlado, sério;
  • Para convencer: Especializa-se, matem-se bem-informado, conhece bem o seu trabalho;
  • Valoriza: Segurança e garantias;
  • Fraquezas: Indeciso, teimoso, meticuloso, perfeccionista, procrastinador;
  • Sob tensão: Cala-se, retira-se, evita conflitos;
  • Precisa aprender: tomar decisões mais rápidas e arriscar mais.

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