O Funil da Cobrança é uma metodologia utilizada para construir uma visão simples e efetiva de seu processo de recuperação de crédito.
Sua interpretação considera que existem gargalos que sua operação deve superar que aumentar sua efetividade.
Combinados no funil da cobrança, este conjunto de indicadores permite identificar onde em qual das etapas do processo devemos atuar para melhorar nossos resultados.
Indicadores do Funil da Cobrança
Como vimos acima, são 5 os principais indicadores utilizados para construção do Funil da Cobrança:
- Clientes selecionados pela estratégia
- Clientes acionados;
- Contato efetivo;
- Promessa de pagamento;
- Pagamentos recebidos.
Abaixo tratamos sobre cada um deles.
Estratégia
Clientes selecionados para acionamento conforme sua estratégia.
Clientes acionados
Este indicador mensura quantos clientes únicos foram acionados pela sua equipe de cobrança em um determinado período.
Clientes acionados mais de uma vez no mesmo período devem ser considerados como 1.
Contato efetivo
Considera-se contato efetivo quando falamos diretamente com o decisor do débito.
Se a pessoa do outro lado da linha não for o responsável pelo pagamento, como por exemplo um recado, então não devemos contar como contato efetivo.
Promessa de pagamento
Mensura a quantidade de acordos ou promessas de pagamento obtidas em relação ao total de contatos efetivos de período analisado.
Pagamentos
Este indicador nos mostra quantos pagamento foram realmente efetivados em compração à quantidade de promessas obtida.