Gestão de cobrança eficiente

Entre as várias características para uma gestão de cobrança eficiente. Mas é sempre bom destacar algumas que podem significar a diferença na performance do departamento.

Anteriormente já comentamos sobre o momento certo para iniciar a cobrança de seus inadimplentes (veja aqui) e sobre os desafios de uma operação de cobrança (veja aqui).

Mas aqui destacamos 3 que podem parecer simples, mas fazem toda diferença no resultado da equipe. Vamos a elas!

Acompanhamento sistemático do inadimplente

Uma vez realizado o contato com o inadimplente, garanta um acompanhamento sistemático das etapas que compõem o processo de cobrança eficiente.

O acompanhamento consistente das ações combinadas, mesmo daquelas que não resultem em pagamento imediato, reforçam a seriedade do processo de cobrança.

Em algumas situações, inadimplentes fazem questionamentos com o objetivo de ganhar tempo e assim, postergar ao máximo o pagamento.

Neste caso, garanta a rápida resolução de questões levantadas pelos inadimplentes e que possam impactar o pagamento dos débitos.

Se forem identificados problemas, escale rapidamente e os resolva. Tire da frente toda discussão que não seja como como o débito será quitado e em quais condições.

Muitos clientes pagam apenas depois que você começa a cobrar, acreditando que, se você não pedir o dinheiro, você realmente não se importa se eles pagam lentamente.

Discussão objetiva do débito

Em sua essência, toda negociação é uma forma de comunicação interpessoal. Por isso, conhecer os processos de comunicação, verbais ou não, são essenciais ao alcance de suas metas em uma negociação ou solução de conflitos.

O objetivo da discussão do débito é obter a explicação do devedor sobre o motivo do não pagamento e o entendimento quanto à melhor forma de quitação.

Por isso este entendimento deve direcionar nossas as ações para uma Gestão de cobrança eficiente.

Entender o contexto do inadimplente é essencial para uma negociação efetiva, e com maiores chances de levar à quitação.

Recuperar o máximo que puder, o mais rápido que conseguir

Sempre comento que o grande desafio da cobrança é recuperar o máximo que puder, o mais rápido que conseguir, o mais próximo possível dos termos acordados.

Sem dúvida, o inadimplente tem obrigação de efetuar seus pagamentos, dentro dos termos acordados. Porém, isso pode ser mais simples de falar, porém não tão fácil de executar.

A gestão de cobrança eficiente precisa garantir que sua equipe não tenha dúvidas quanto ao objetivo do trabalho do departamento.

Vários podem ser os motivos da inadimplência não pagamento.

Ao bom profissional de cobrança cabe identificar se as situações identificadas são só momentâneas ou se podem ser mais complicadas.

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