O que é o Sistema de Informações de Crédito (SCR)?

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é um cadastro de devedores mantido pelo Banco Central com dados sobre operaçõesde crédito de pessoas físicas e jurídicas.

Contam no SCR:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Compromissos de crédito não canceláveis;
  • Demais operações junto às instituições financeiras.

Qual a finalidade do cadastro SCR?

Entre as finalidades do SCR destacam-se:

  • Prover transparência nas relações de crédito.
  • Permitir aos Clientes acessar as informações de suas operações de crédito sem desrespeitar o sigilo bancário.
  • Ajudar as Instituições Financeiras na melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus Clientes.
  • Permitir ao Banco Central do Brasil supervisionar as operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras.

Quem inclui informações no cadastro do SCR?

Os bancos alimentam o SCR mensalmente, enviando para o Banco Central os dados de todas as operações de crédito com valor igual ou superior a R$ 200,00.

O SCR é um cadastro restritivo?

O SCR possui informações positivas e negativas relacionadas às operações de crédito dos tomadores.

Porém, geralmente, é uma fonte de informação positiva utilizada para comprovar a capacidade de pagamento e a pontualidade do cliente.

Constar no SCR não é um fato negativo. Além disso, não impede o cliente de pleitear crédito nas instituições financeiras.

Somente em caso de não pagamento, a dívida será classificada como vencida ou prejuízo.

Neste caso, poderá atrapalhar a concessão de crédito por outras instituições bancárias com acesso ao cadastro.

Como consultar o SCR?

O acesso aos dados do SCR é gratuito e pode ser feito pelo endereço eletrônico www.bcb.gov.br/?SCR.

As informações ficam disponíveis neste cadastro para consulta pelos devedores individuais por até 60 meses.

O que fazer em caso de divergências no SCR?

Em caso de divergências nas informações divulgadas no SCR, o cliente deverá solicitar a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.

Caso não seja solucionada a divergência, o cliente poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil.

Caso as providências não sejam tomadas, o prejudicado poderá buscar a correção das divergências por meio de ação judicial.

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