Vantagens e desvantagens da cobrança terceirizada

Certamente, se objetivo é redução da inadimplência, sempre surge a dúvida quanto às vantagens e desvantagens da cobrança terceirizada.

Agora a empresa deve pesar os prós e contras desta estratégia. Afinal, este é um processo que irá demandar mudanças na forma como o credor se relaciona com seus inadimplentes.

Em mais de 20 anos de experiência contratando e sendo contratado para executar cobrança, selecionei alguns pontos que considero importantes e os compartilho com vocês abaixo. Vamos a eles!

Quais são as vantagens da cobrança terceirizada?

1. Foco nas contas mais recentes

O uso de uma equipe externa para sua cobrança permite à sua equipe dedicar 100% de seu tempo e esforços para a cobrança das contas mais recentes ou dos clientes estratégicos.

De fato, com total atenção da sua cobrança interna nas contas mais recentes, você mantém um ciclo de cobrança mais curto, reduzindo a quantidade de tempo investido em cada uma das contas inadimplentes.

2. Acesso a tecnologias e processos específicos

Sem dúvida, cada vez mais as clientes buscam canais alternativos de contato para a negociação de suas dívidas.

Entretanto, as empresas não conseguem acompanhar a evolução destes canais para manter uma camada de relacionamento que seja a mais prática possível para seu cliente inadimplente.

Por exemplo, o investimento em um portal de negociação com um agente virtual para a cobrança pode não ser prioridade para sua empresa.

Já a empesa especializada rateia estes investimentos entre todos os seus contratantes, e assim todo mudo ganha. Certamente este é um caso clássico de foco nas atividades fim da sua empresa.

Só para ilustrar, a localização e higienização cadastral também se enquadra aqui. Eles têm fontes de terceiros que permitem encontrar as informações de seu inadimplente e contatá-los, independentemente da cidade ou estado para onde tenham se mudado.

3. Equipe de profissionais especializados da cobrança terceirizada

É provável que seus funcionários não tenham sido devidamente treinados em técnicas de cobrança e negociação, e sua empresa pode estar adiando, ou até perdendo, oportunidade de recebimento.

É natural que as empresas se especializem e invistam em melhorar cada vez mais aquilo a que ela se propõe a entregar para seus clientes. Se você é uma indústria, por exemplo, acredito que cobrança não está entre suas prioridades de investimento, certo?

A mesma coisa acontece com a empresa terceirizada de cobrança. quem ela acorda amanhã se almoça janta e vai dormir pensando em como executar um serviço de cobrança mais eficiente para seus clientes pois é assim que ela cresce me faz dinheiro.

Um ponto importante a se considerar é a maturidade de seu processo de cobrança. Uma empresa especialista pode ajudá-lo muito neste quesito.

4. Aumento da capacidade de acionamento

Aumento no volume de acionamento é uma das principais vantagens quando o assunto é a terceirização da cobrança.

Você mantém a sua equipe interna focada nas contas mais recentes, e os maiores atrasos atraso você envia para o seu fornecedor.

Sem dúvida, existem segmentos que estão sujeitos às sazonalidades, e estes podem aproveitar da cobrança terceirizada para absorver os aumentos de volume.

Assim, pode-se manter a equipe interna dimensionada para os períodos mais estáveis e enviar para fora o que não der conta.

Quais são as desvantagens da cobrança terceirizada?

1. Custos da cobrança terceirizada tendem a ser maiores

Sempre que alguém diz que a terceirização da cobrança é boa porque reduz custos, começo a desconfiar.

O que reduz é o volume de investimento necessário para manter sua equipe atualizada (por exemplo: sistemas, processos, ferramentas e treinamento). Mas claro que você sabe a diferença entre custos e investimentos, e não é o objetivo aqui.

Em princípio, fuja da empresa de cobrança que se apresenta dizendo ser mais barata. Afinal, construir especialização e profissionalismo custa dinheiro e isso deve ser valorizado.

Mas se o que você busca é custo baixo, faça isso por sua conta e risco.

2. Possível impacto no relacionamento com os clientes

O envio de seu cliente para uma agência profissional de cobrança pode gerar uma reação negativa, mesmo que você esteja utilizando uma empresa altamente profissional.

Portanto, tenha isso em mente ao considerar as vantagens e desvantagens da cobrança terceirizada. Afinal, cobrança é uma atividade que naturalmente pode gerar atrito.

Sucesso e bons negócios!

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