Equipe de cobrança: 4 dicas para alavancar os resultados

Todo gestor de sucesso sabe que precisa de uma equipe de cobrança motivada e engajada para alcançar as metas e desafios estabelecidos.

Contar com um time motivado é essencial para melhorar a produtividade da empresa e garantir o seu sucesso.

Mas você sabe como motivar e melhorar a produtividade de sua equipe de cobrança? Conhece a importância dessa ação?

Nesse sentido, algumas ações relacionadas à gestão de pessoas precisam ser adotadas para engajar os membros da equipe, fazendo com que eles percebam o quanto são importantes para o seu empreendimento.

Equipe de cobrança precisa de motivação?

A motivação encoraja novos desafios e ajuda os profissionais a superarem obstáculos.

No entanto, quando a equipe não está motivada, eles não se interessam pela realização do trabalho, fazem apenas o que é preciso fazer e, o pior, limitam seu desempenho e potencial.

A construção de resultados em uma operação de cobrança é um trabalho de equipe.

A obtenção de resultados perenes e consistentes acontece com práticas executadas todos os dias.

É claro que obstáculos irão aparecer. E é justamente nesta hora que contar com o engajamento da equipe é fundamental.

Neste post comentamos 4 dicas básicas relacionadas a como motivar e aumentar a produtividade de sua equipe de cobrança de maneira eficiente, a fim de evitar contratempos que podem prejudicar sua empresa como um todo.

São elas:

  • Dica 1: Ambiente de trabalho;
  • Dica 2: Metas tangíveis;
  • Dica 3: Reconhecimento;
  • Dica 4: Celebração.

Então vamos a eles!

Dica 1: Crie de um ambiente de trabalho agradável

Imagine trabalhar em um ambiente de trabalho pesado. Daqueles com gestores hostis e mal-humorados e equipe desunida. Some a isso equipamentos que não funcionam ou são obsoletos, e sistemas complexos, lentos e cheios de travamento.

Acrescente ter que se relacionar com seu cliente baseando-se em informações desatualizadas, inconsistentes ou mesmo erradas.

Desanima qualquer um, certo? Ninguém merece.

Por isso, é importante que evitar, ao máximo, estas situações em uma atividade de cobrança e recuperação de crédito.

A equipe precisa se sentir à vontade ao se dirigir ao gestor, seja para sanar dúvidas, propor ideias ou contribuir na gestão de projetos de melhoria.

Além disso, os equipamentos, sistemas e afins não podem limitar a capacidade e o talento dos cobradores.

Sendo assim, crie um ambiente de trabalho agradável para que os profissionais possam se sentir mais motivados para oferecer o seu melhor para a empresa.

Dica 2: Reconheça aqueles que se destacam

Não importa o quanto um gestor irá se dedicar à seleção e contratação de seu time. As pessoas são diferentes e trazem consigo seu estilo, seu “jeitão” de fazer as coisas, suas necessidades e motivações.

Não há nada errado com esta diversidade, principalmente em uma operação de recuperação de crédito.

Porém, mesmo com roteiros, processos ou regras a serem seguidas por todos, sempre existirão aqueles que se destacam.

Valorizar iniciativa, engajamento e “capacidade de entrega” de seus colaboradores é fundamental para mantê-los motivados.

Sendo assim, é necessário que você ofereça um reconhecimento para aqueles que mais se destacam e se comprometem com a empresa.

Esse reconhecimento pode vir em forma de brindes, dinheiro ou até mesmo em uma “cerimônia” pública, com na presença de todos da equipe, onde os feitos serão valorizados por todos.

A melhor maneira de transformar o talento individual em desempenho, é valorizar e reconhecer aquele que faz a diferença.

O trabalho em um operação ou call center de cobrança não é simples.

Sendo assim, é fundamental reconhecer o valor devido das contribuições que impactam os resultados e a satisfação.

O colaborador precisa saber que sua participação não só é importante, mas também, valorizada.

Dica 3: Estabeleça metas tangíveis

Gestores de destaque sabem que existem benefícios em uma certa “tensão” para a obtenção dos resultados certos. Quando bem definida, esta meta estimula o funcionário e aumenta sua confiança quando a alcança. 

Porém, alguns gestores, mesmo já calejados e com experiência em várias empresas especializadas em cobrança, podem cometer o erro de estabelecer metas muito difíceis — ou até impossíveis.

A meta tem que ser desafiante. Mas objetivos inatingíveis faz com que os colaboradores sintam-se desmotivados na hora de realizar o que deve ser feito.

Eles podem pensar, logo na largada, que não conseguirão entregar o que está sendo pedido e por isso o esforço pode ser inútil. E aí, nem tentar.

O ideal é reunir a equipe para que vocês possam discutir as metas e estabelecê-las juntos.

Dessa maneira, todos poderão opinar e esclarecer ao gestor o que é possível fazer e o que não é.

Além disso, é importante deixar claro o que a empresa espera de cada um, e como eles podem contribuir para os resultados do negócio.

As pessoas são diferentes, e por isso suas metas também podem ser!

Atenção! As metas podem e devem variar conforme o perfil, capacidade e experiência de seu colaborador.

Defina os objetivos certos e deixe que cada um coloque “seu tempero” no como esta meta será alcançada.

Dica 4: Celebre a conquista das metas

Celebrar as conquistas enquanto se está realizando a cobrança é muito importante para motivar a equipe.

É óbvio que não é necessário pagar um jantar para todos a cada meta alcançada. Mas você poderá fazer uma celebração na própria empresa, a fim de transmitir aos seus colaboradores o quanto eles são importantes para o seu negócio chegar ao sucesso.

Lembre-os sempre de que você acredita no potencial de cada um e que sem eles, você não conseguiria atingir as metas e executar os processos de recuperação de créditos sozinho.

E agora?

Percebeu que adotar ações simples em seu dia a dia para motivar a equipe de cobrança não é tão difícil?

Essas são apenas algumas ações que você precisa tomar para fazer com que seus colaboradores sintam-se mais valorizados pela empresa.

Com o tempo, você notará um aumento considerável na produtividade do seu negócio. 

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