Benefícios dos sistemas em nuvem para a gestão financeira

A gestão financeira ineficaz pode ocasionar sérios prejuízos, resultando até mesmo no fim das atividades da empresa. Diante desse cenário, para facilitar o trabalho dos gestores, sistemas em nuvem para gerenciamento online têm se difundido cada vez mais no mercado, com o objetivo de levar mais segurança e praticidade ao dia a dia das organizações.

O avanço em tecnologias como a cloud computing — armazenamento em nuvem — tem viabilizado a gestão mais eficaz dos processos administrativos e financeiros, já que permite o acesso ao fluxo de caixa das empresas de qualquer lugar, com informações atualizadas em tempo real, facilitando, assim, a tomada de decisões por parte dos gestores.

Devido à importância que sistemas em nuvem vêm ganhando nos últimos tempos, preparamos este post para apresentar os principais benefícios do uso do controle financeiro online pelas empresas. Confira!

Aumento na segurança dos dados

O uso de sistemas financeiros convencionais exige que os backups sejam realizados manualmente e de forma constante, para evitar perda de informações. Isso pode resultar em perda de dados, caso haja alguma falha no procedimento manual, como um colaborador esquecer de transmitir as informações.

Com os sistemas em nuvem, além de os backups serem realizados automaticamente, não há risco de perda de informações caso ocorra algum dano nos computadores. Além disso, evita-se o roubo de dados por meio de acesso indevido ao computador pessoal do colaborador, por exemplo.

Informações fidedignas

Um problema recorrente no meio empresarial é o tempo entre a ocorrência de um fato financeiro e o seu registro no sistema convencional. Como a informação não é atualizada em tempo real, muitas vezes, os gestores tomam decisões baseadas em dados defasados.

Com o controle financeiro online, as informações são registradas de modo instantâneo, o que faz com que as decisões sejam tomadas a partir de informações mais precisas, reduzindo, dessa forma, as incertezas e aumentando a lucratividade do negócio.

Redução de custos

Por permitir o acompanhamento das informações de forma mais precisa, o controle financeiro online possibilita ao gestor um melhor acompanhamento do fluxo de caixa da empresa. Com isso, fica mais fácil cortar gastos desnecessários em momentos de uma conjuntura desfavorável.

Além disso, as informações disponibilizadas na rede facilitam o acesso de qualquer funcionário a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso impede que um mesmo trabalho seja realizado por mais de uma pessoa, por exemplo, diminuindo o retrabalho e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Auxílio na tomada de decisões

Já que as informações são fiéis à real situação da empresa no momento da consulta ao controle financeiro, o gestor pode tomar decisões com maior tranquilidade, reduzindo, assim, os riscos com o seu negócio.

Dessa forma, diante de qualquer situação, ele terá informações precisas o suficiente para decidir qual a melhor opção para o seu negócio.