Não existe um índice que pode ser considerado como ideal ou aceitável, pois a taxa de inadimplência de uma empresa depende de sua estratégia comercial, processo de análise de crédito e acompanhamento dos clientes.
Considere que empresas de um mesmo segmento podem ter políticas comerciais bem diferentes e consequentemente terão inadimplências diferentes também.
Veja a situação abaixo:
% Inadimplência | Empresa A | Empresa B |
---|---|---|
Meta | 5% | 2% |
Realizado | 4% | 4% |
Na situação acima, a empresa “A” realizou 4% de inadimplência, porém abaixo da meta. Já a empresa “B” teve uma inadimplência menor, porém acima da meta de 2%.
Uma empresa pode ter uma taxa de inadimplência alta para seu segmento, mas que esteja abaixo de sua meta estabelecida.
Também encontramos situações inversas: empresas com inadimplência menor que seus concorrentes, mas acima de sua meta planejada.
Sabemos que não existe risco zero, por isso a empresa deve definir sua taxa de inadimplência aceitável e considerá-la na hora de precificar e planejar o fluxo de caixa.