Por que um software de cobrança deve ser escalável?

O aumento do número de desempregados no Brasil faz com que a cada dia novas pessoas entrem na elevada estatística da taxa de inadimplência. Com isso, as empresas devem buscar soluções inteligentes para garantir a maior eficiência no controle de sua inadimplência.

Ao fazer uso de um software, além de otimizar os processos da empresa, esta aumenta sua produtividade e garante maior acesso e segurança das informações.

Cabe destacar, entretanto, que para que ele funcione adequadamente, é importante que seja escalável. A ferramenta deve operar corretamente mesmo após a inserção de uma quantidade massiva de dados, sem incorrer em grandes custos adicionais para os gestores.

Preparamos este post para que você entenda melhor sobre a importância da sua empresa ter um software de cobrança escalável, com destaque para os benefícios provenientes dessa solução. Confira!

Quais são as principais desvantagens da utilização de softwares de cobrança não escaláveis?

Se o software não for projetado desde o início para ser escalável, ele pode ocasionar alguns prejuízos para a sua empresa, como os que apresentaremos a seguir.

Altos custos envolvidos

O uso de soluções não escaláveis faz com que os gastos aumentem consideravelmente quando a estrutura do seu negócio também aumenta.

No segmento de cobrança, conforme aumenta o número de inadimplentes, novos dados devem ser inseridos no seu sistema — que pode não suportá-los —, o que ocasiona lentidão e perda na capacidade de processamento.

Por exemplo, se a sua empresa tem uma tecnologia não escalável, ele deixa de funcionar de forma adequada à medida que aumenta a sua base de clientes inadimplentes.

Isso pode gerar grandes transtornos operacionais. Além de exigir gastos consideráveis para a implementação de um novo software ou para a atualização do já existente.

Não atendimento da demanda existente

Um software de cobrança não escalável, geralmente atende ao perfil atual da sua empresa.

Porém, uma mudança estrutural no seu negócio pode fazer com que o sistema não tenha capacidade de armazenamento das novas informações ou não permita diversos acessos simultâneos pelos usuários.

Com isso, a empresa precisará investir para atualizar o sistema ou implantar um novo para atender às demandas atuais e futuras.

Possibilidade de perda de dados

Se o sistema começar a operar com uma quantidade de informações superiora ao que ele foi projetado para suportar, ele pode parar de funcionar inesperadamente e corromper a sua base de dados, o que pode ocasionar grandes prejuízos financeiros para o seu negócio.

O acompanhamento do histórico dos clientes no segmento de cobrança é imprescindível para garantir a recuperação mais efetiva dos valores em atraso, já que cada novo contato deve ser realizado com base em todas as informações coletadas nas abordagens anteriores.

Benefícios de um software de cobrança escalável

São várias as vantagens que a implementação de um sistema escalável pode gerar para a sua empresa, dentre as quais podemos destacar:

Redução de custos

Esse é um dos grandes benefícios da utilização de um sistema de gestão de cobrança escalável.

Como ele já é projetado para armazenar uma grande quantidade de informações, caso aumente a sua base de dados de clientes inadimplentes, você não precisa realizar gastos consideráveis com a adequação da sua infraestrutura de TI para garantir o funcionamento correto do software.

Cabe destacar que existem no mercado soluções que permitem que a armazenagem seja realizada completamente em nuvem. Conforme aumente a necessidade de inserção de uma quantidade maior de dados, você pode solicitar a expansão do espaço contratado.

Ademais, como muitos processos são realizados de forma automática, você não precisa ter uma equipe de cobrança numerosa, o que diminui os gastos com pagamento de salários, encargos trabalhistas, espaço físico para alocar mais pessoas etc.

Automatização de processos

Com a instalação de um software de cobrança escalável, devido à maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, muitos processos podem ser automatizados. Assim, a equipe garante mais eficiência na realização do trabalho.

Além disso, com a maior quantidade de informações armazenadas, os colaboradores podem inferir de forma mais precisa quais são os canais e horários mais adequados para realizar a abordagem com cada cliente.

Agilidade nos processos

Essa vantagem é decorrente da anterior. Ao permitir a realização de processos automáticos em grande escala, o sistema evita a necessidade de controle manual de informações, como, por exemplo, a data de pagamento dos clientes e o controle dos inadimplentes.

Esta capacidade reduz significativamente o tempo gasto nas operações, gerando ganhos de produtividade à equipe.

Segurança nos dados

Em um sistema escalável, a inserção de uma quantidade massiva de dados não compromete o seu funcionamento, portanto as informações não são perdidas ou corrompidas conforme a sua base aumenta.

Nos softwares de cobrança, essa característica é fundamental! Afinal, em cada abordagem com o cliente são geradas novas informações, que devem ser inseridas no seu histórico para serem utilizadas quando um novo contato for estabelecido.

Por exemplo, se o cliente fez uma proposta para a negociação de uma dívida ou se solicitou o contato em uma data específica, o atendente deve ter acesso a essa informação antes de realizar uma nova abordagem.

Disponibilidade de acesso

Um software de cobrança escalável permitem o acesso simultâneo por vários colaboradores, sem ocasionar lentidão ou incorrer em erros ou perda de informações.

Com isso, a sua empresa consegue atuar de maneira mais colaborativa e eficiente, o que pode resultar no aumento da recuperação dos atrasados.

Como você pôde perceber, um sistema de cobrança escalável pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa.

Portanto, antes de fazer a implementação de um software desse segmento no seu negócio, pesquise se ele oferece todos esses benefícios desejados. Existem várias opções disponíveis no mercado, mas nem todas são igualmente vantajosas.

Além disso, não deixe de avaliar se a empresa oferece o suporte necessário, caso você precise em alguma eventualidade

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